Na semana passada tive uma "discussão" grande e improdutiva com minha irmã sobre esperança. Afinal o que é esperança? Pelo que temos que esperar? É certo esperar por melhoria na vida aqui ou só devemos esperar por "coisas espirituais"? Bem, eu não tenho essas respostas, mas o Senhor tem me alimentado sobre a esperança no Evangelho. E li uma frase no Instagram do ymi.today que me motivou a escrever esse texto. Que traduzi como:
Não nos entristecemos sem esperança.
E ela falou comigo porque eu estou triste, não uma tristeza de precisar chorar pelos cantos, mas uma tristeza serena, que dá espaço para alegria, mas que deixa sempre um pesar. Estamos no meio de uma pandemia, acho justo que me sinta assim, mas no meio da minha tristeza e ansiedade válidas preciso ter esperança em Deus. Mas como é essa esperança? Te convido a descobrir comigo!
Para pensar em tristeza e esperança vou me valer da morte de Cristo. Por muito tempo eu imaginei que Cristo do nada tivesse sido preso e os discípulos tenham ficado perdidos. Mas a Bíblia diz que não foi bem assim, Cristo antes de ser entregue ensinou aos discípulos que a sua morte era necessária e que Ele não ficaria preso pela morte.
Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. [...] E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentre os mortos. [...] Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles. [...] Reunidos eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do Homem está pra ser entregue nas mãos dos homens; e estes o matarão; mas, ao terceiro dia, ressuscitará. Então os discípulos se entristeceram grandemente. Mateus 16.21; 17.9,12,22,23
Cristo deu instruções o suficiente para que os discípulos assistissem sua morte e sofrimentos com a esperança da sua ressurreição. Mas os discípulos se entristeceram grandemente e depois da sua morte ficaram desnorteados e voltaram a pescar (João 21.1-3). Os discípulos não tiveram esperança para esperar por três dias, aquela terrível notícia os abalou e eles esqueceram da promessa valiosa de Cristo.
Muitas vezes percebo o mesmo nas minhas ansiedades, muitas vezes elas são válidas, me preocupo com o meu país, ou minha formação, tenho medo de acidentes, mas como os discípulos me esqueço de ter esperança. Me esqueço do que Cristo me prometeu, me esqueço das promessas eternas que preenchem toda a Bíblia, como:
- Cristo está comigo e vivem em mim.
Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14.23
- Cristo está preparando lugar para mim nos céus
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. João 14.2
- Faço parte do Reino de Deus
Não temais ó pequenino rebanho; porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Lucas 12.32
Fortaleça o seu coração com as promessas e quando se entristecer não entre em desespero, mas no meio da sua tristeza espere pelas promessas do Senhor. Se você se lembrou de alguma outra promessa deixada na Palavra de Deus compartilhe aqui nos comentários! Deus te abençoe e sustente na Esperança do Evangelho!
Amém! Que texto maravilhoso! Até em nossa tristeza Suas consolações fortalecem nossa alma através de Suas doces promessas! Glória a Deus por isso!
ResponderExcluir