Pular para o conteúdo principal

O Evangelho: Ainda melhor que última semente de trúfula perdida

Esse fim de semana assisti pela segunda vez o filme O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida (clique aqui para ver o trailer) e fiquei encantada mais uma vez pela forma como é feito e as críticas que carrega, mas eu quero propor nesse texto analisar um pouco a música Vai Crescer!. Essa canção é entoada pelos habitantes da cidade empolgados com a semente e tem duas estrofes do "vilão" que torce pela morte da semente e daquela esperança que nasce. Que esperança? A esperança de não pagar mais pelo ar!

Os habitantes daquela cidadezinha a muito sofriam com as consequências do desmatamento causado por um homem ganancioso que não enxergava maldade em querer estar acima dos outros, ainda que precisasse destruir os que dependiam da natureza pra isso. Aquele homem deixou um problema e um outro se levantou depois dele com uma falsa promessa de redenção. A partir desse segundo empresário as pessoas passam a viver num mundo de plástico em que precisam pagar pelo ar puro já que as fábricas impossibilitavam a respiração de um ar saudável. O menino protagonista incentivado pela paixão que sentia por uma jovem sai em busca das árvores e depois precisa convencer a todos a cultivar aquela pequena semente na esperança de dali nascer uma árvore e depois ar puro.
Essa canção acontece nesse momento final, em que a última semente de trúfula está pronta para ser plantada e o empresário que comercializa ar manda que um dos seus empregados reverta a situação. Mas aquele homem inicia a canção dizendo que quer dar uma chance e acredita que a semente vai crescer e então outros entram na canção até que todos presentes cantam em coro "Vai crescer!".

Da mesma forma hoje nós vivemos em um mundo que sofre pela ganancia e orgulho, mas se olharmos com olhos espirituais veremos que o nosso problema é muito mais sério do que precisar comprar ar. Hoje no nosso mundo as pessoas pagam com sua própria vida para pecar um pouco mais enquanto vivem no império das trevas, no reino de Satanás (Colossesnses 1.13-14). Mas Cristo tem a semente e nos convida a plantá-la, mesmo com os gritos do inimigo: "vai morrer, vai morrer, vai murchar e apodrecer", a solução definitiva de Cristo nos liberta de precisar comprar do ar e de contribuir a cada garrafa para o envenenamento do mundo. Não motivado por paixão, mas por amor verdadeiro (João 15.13) Ele oferece e planta a semente não só no chão, mas nos corações e assim cada um tem sua própria fonte de ar puro.

O evangelho é ainda melhor que a última semente de trúfula perdida, uma vez plantado em nossos corações ninguém o pode arrancar (João 10.27-30) e quando cresce a planta dará frutos ainda maiores e será uma árvore ainda mais frondosa (Salmo 1.3). Cristo é ainda maior e melhor que Lorax ou o menino Ted, mas a nossa função é fazer como eles e cuidar das árvores já plantadas e lutar para que novas sementes sejam plantadas. Se o seu coração ainda sofre com a escassez de ar puro e precisa do ar do pecado pra continuar vivo não se esqueça de orar ao Senhor pedindo que Cristo plante a semente do evangelho no seu coração e te livre do poder do pecado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pássaros e uma lição sobre louvor

Me sinto privilegiada por poder ouvir quase todos os dias pássaros cantando. Quando escrevia esse texto pude ouvir os pássaros que cantavam e me lembrar das tantas vezes que incentivei os pássaro daqui de casa a cantarem assobiando pra eles. Os pássaro cumprem muito bem aquilo que muitas vezes nos esquecemos, honrar a Deus com os lábios.  Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! Salmo 150:6 A ordem foi deixada: Louve! Mas nos nossos dias cinzentos parece não fazer tanto sentido. Olhamos para o ônibus cheio que usamos para ir e voltar todos os dias, para a agenda cheia de afazeres e para os culto que frequentamos. Pensamos que o que fazemos já é suficiente e que Deus deve se contentar com tudo aquilo. Embora faça sentido às nossas mentes limitadas, não é isso que a bíblia diz. Por isso te convido a estudar comigo, rapidamente, o porquê de termos que louvar ao Senhor.  Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pel...

Em que nos tens amado? - Uma reflexão sobre o amor de Deus

Durante essa semana várias vezes no meu Instagram postagens sobre o amor dos namorados e não imaginava me juntar a esses que postam. Mas hoje continuando a estudar o livro de Malaquias estudei uma das perguntas retóricas de Deus e pensei que, as vezes, nós fazemos como o povo de Israel e questionamos se Ele de fato nos ama. Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Malaquias 1.2 Muitas vezes nós questionamos o amor de Deus, ou achamos que Ele tenha se esquecido de nós ou mesmo não exista por causa das mazelas que nos acometem. Como namorados mimados pedimos provas a Deus de um amor provado na comunhão, livramento, capacitação, esclarecimento, direção, perdão, esperança, louvor e preservação¹."Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores." Romanos 5.8 O Senhor é um pai amoroso, de amor fiel, leal e eterno. Quando seu coração estiver aflito e vacilar se perguntando onde está o amor de Deus p...