Esse fim de semana assisti pela segunda vez o filme O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida (clique aqui para ver o trailer) e fiquei encantada mais uma vez pela forma como é feito e as críticas que carrega, mas eu quero propor nesse texto analisar um pouco a música Vai Crescer!. Essa canção é entoada pelos habitantes da cidade empolgados com a semente e tem duas estrofes do "vilão" que torce pela morte da semente e daquela esperança que nasce. Que esperança? A esperança de não pagar mais pelo ar!
Os habitantes daquela cidadezinha a muito sofriam com as consequências do desmatamento causado por um homem ganancioso que não enxergava maldade em querer estar acima dos outros, ainda que precisasse destruir os que dependiam da natureza pra isso. Aquele homem deixou um problema e um outro se levantou depois dele com uma falsa promessa de redenção. A partir desse segundo empresário as pessoas passam a viver num mundo de plástico em que precisam pagar pelo ar puro já que as fábricas impossibilitavam a respiração de um ar saudável. O menino protagonista incentivado pela paixão que sentia por uma jovem sai em busca das árvores e depois precisa convencer a todos a cultivar aquela pequena semente na esperança de dali nascer uma árvore e depois ar puro.
Essa canção acontece nesse momento final, em que a última semente de trúfula está pronta para ser plantada e o empresário que comercializa ar manda que um dos seus empregados reverta a situação. Mas aquele homem inicia a canção dizendo que quer dar uma chance e acredita que a semente vai crescer e então outros entram na canção até que todos presentes cantam em coro "Vai crescer!".
Da mesma forma hoje nós vivemos em um mundo que sofre pela ganancia e orgulho, mas se olharmos com olhos espirituais veremos que o nosso problema é muito mais sério do que precisar comprar ar. Hoje no nosso mundo as pessoas pagam com sua própria vida para pecar um pouco mais enquanto vivem no império das trevas, no reino de Satanás (Colossesnses 1.13-14). Mas Cristo tem a semente e nos convida a plantá-la, mesmo com os gritos do inimigo: "vai morrer, vai morrer, vai murchar e apodrecer", a solução definitiva de Cristo nos liberta de precisar comprar do ar e de contribuir a cada garrafa para o envenenamento do mundo. Não motivado por paixão, mas por amor verdadeiro (João 15.13) Ele oferece e planta a semente não só no chão, mas nos corações e assim cada um tem sua própria fonte de ar puro.
O evangelho é ainda melhor que a última semente de trúfula perdida, uma vez plantado em nossos corações ninguém o pode arrancar (João 10.27-30) e quando cresce a planta dará frutos ainda maiores e será uma árvore ainda mais frondosa (Salmo 1.3). Cristo é ainda maior e melhor que Lorax ou o menino Ted, mas a nossa função é fazer como eles e cuidar das árvores já plantadas e lutar para que novas sementes sejam plantadas. Se o seu coração ainda sofre com a escassez de ar puro e precisa do ar do pecado pra continuar vivo não se esqueça de orar ao Senhor pedindo que Cristo plante a semente do evangelho no seu coração e te livre do poder do pecado.
Comentários
Postar um comentário