Pular para o conteúdo principal

Para não se perder no vento da liberdade

Eu sou apaixonada em ebook de graça, se existe a promessa de ganhar um ebook depois de preencher um formulário, eu preencho, se precisar dar meu e-mail eu dou. Bom eu acho isso maravilhoso, mas infelizmente esse texto não é uma introdução para um ebook gratuito aqui do blog. Mas é inspirado em insights que tive com um dos que tive contato no último dia.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90:12
É incrível como perdemos a noção do tempo quando estamos de quarentena, no começo ainda dizíamos "dia 9 da quarentena" ou "quinto dia da quarentena", mas agora ninguém se quer sabe o dia da semana ou quando estamos em alum feriado, antes comemorado com semanas de antecedência. É fato que  a vida mudou durante esses dias pra cada um de um jeito diferente, mas acredito que para boa parte dos que leem esse blog e lerão esse texto, mudou para um ritmo mais lento ou que tendemos a forçá-lo a ser mais lento. Em que passamos o dia de pijamas, ou assistimos um pouco mais, ou respondemos mais enquetes de desconhecidos no Instagram, ou testes no estilo "escolha entre princesas da Disney e diremos que cor você é". A vida mudou e nós mudamos um pouco também, ainda que só por enquanto.
Então temos a liberdade de viver descompromissadamente durante esses dias, nos afogar em todo tipo de entretenimento ou comer toda sorte de sorte de coisas? Bem, eu acredito que não e tenho me esforçado a não me perder no vento da liberdade que sopra pra qualquer lugar e carrega a todos que não estão bem enraizados (se quiser saber mais sobre essa analogia escute um bom podcast clicando aqui). Mas a grande questão talvez seja como fazer isso sem estímulos externos?


Artigos de papelaria

Eu sou muito preguiçosa em ficar anotando coisas, ou de ter controle, mas em situações em que você precisa ser seu próprio professor ou fazer aquele papel que a mãe já não faz pensando até nos dias adequados para lavar o cabelo esse tipo de ferramenta pode ajudar. E, sendo bem sincera, eu não estou aqui pra trazer nada muito novo, na verdade quase tudo é uma junção de coisas que bebi em fontes diferentes, juntei na minha cabeça e fiz meu próprio esquema pra usar. E o que eu espero apresentando isso é encorajar você a fazer o mesmo e me encorajar também.

Habit Tracker ou Rastreador de Hábitos

Se você for como eu, ou qualquer outra pessoa normal, tem alguns alvos ou planos que as vezes são difíceis de por em prática. Ou se você tiver dificuldade para lembrar da sua frequência fazendo as coisas. Quem sabe você veja o dia chegar ao fim e se pergunte "como eu gastei todo esse tempo sem fazer nada?" ou não se lembre de por coisas importantes na sua rotina cheia e que talvez possa ser um pouco esvaziada. 
Bom, existem vários tipos de habit tracker, alguns a pessoa coloca um lembrete na agenda do seu celular, outros marca com cores diferentes o calendário de mesa ou parede, ainda existem pessoas que fazem pequeno calendários com 21 ou 60 dias para cada hábito que quer firmar. Eu fiz algo que fica num meio termo de tudo isso, mas fez sentido pra mim.
Além disso fiz um espaço em baixo para pintar cada quadrado de acordo com a quantidade de horas estudadas por disciplina, nas fotos não dá pra ver nada pintado e fica na cara que eu também não sou tão boa assim com organizar meu tempo. Mas a ideia é preencher formando colunas e você pode criar a sua própria forma ou adaptar para outra coisa que você precise demandar algumas horas.


Ficha devocional

A ideia é organizar de modo que você consiga anotar o que aprendeu no seu momento de leitura da bíblia, como eu faço o método de estudo indutivo, separo em três grandes partes: observação, interpretação e aplicação. Se você quiser saber mais sobre esse método indico esses vídeos muito didáticos e aplicando ao livro de Tiago. Mas se você usa outro método ou faz devocional  com base em algum livro pode adaptar a sua realidade e mudar as grandes divisórias ou se está fazendo um estudo temático pode fazer grandes áreas em relação a esse tema.


Roda do propósito

Existem várias rodas da vida disponíveis pela internet, a que eu usei é de uma papelaria que disponibilizou durante a quarentena, mas que acho que não tenho autorização para compartilhar aqui. Mas a grande ideia é em cada aro essa roda pensar num aspecto da sua vida, sendo assim pra fazer a sua basta desenhar um círculos e várias retas a cortando e marcar pontuações ao longo dela. 
O objetivo disso é perceber as áreas em que você esteja deficiente e trabalhar nelas, seja orando mais, ligando pra velhos amigos ou anotando os gastos. Assim você faz um autodiagnóstico e tem a chance de perceber onde você precisa se desenvolver mais. E a grande dica pra não ficar muito arbitrário na hora demarcar é definir o que é ideal e o que é muito ruim. Por exemplo, nas finanças é muito ruim estar devendo e ótimo estar guardando 40% do meu salário. Esse parâmetro tem que ser seu, porque é a sua vida.



Essas ferramentas tem me ajudado muito e espero que também te ajudem a não se perder em toda essa liberdade que esse tempo proporciona e também a não se perder na procrastinação de "se eu tivesse como imprimir isso faria". Comece como pode e vá ajustando no caminho. Até a próxima, deixe seu comentário, se já estiver fazendo mande foto e se for começar também. Passeie por outros posts, com certeza mais coisa pode ser útil pra você e até breve se o Senhor permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grande é o Senhor!

Jeremias 9:23-26, 10:1-16 Quão grande é o Senhor, criou a Terra e a governa com o seu muito poder e sabedoria, pelo que diz: "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra,  porque destas coisas me agrado, diz o senhor." (Jr 9:23b, 24). Nos gostamos de nos gloriar em coisas que temos e fazemos, principalmente naquelas que outros almejam, faz sentimo-nos especiais. Mas Deus nos diz que se quisermos nos gloriar em algo que seja em conhecê-lo, pois Ele é "grande, e grande é o poder do teu nome" (Jr 10:6), porque "ninguém há semelhante a ti" (v. 7), porque " o Senhor é verdadeiro Deus: ele é o Deus vivo e Rei eterno" (v. 10). Porquanto "o Senhor fez a terra pelo seu poder: estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus." (v. 1...

O Bom Pastor como um pastor de verdade

 Reli nas últimas semanas um livro que se chama "Nada me faltará - O Salmo 23 à luz das experiências de um pastor de ovelhas" escrito por Phillip Keller e foi um grande amparo para a minha alma nos últimos dias, em que minhas aulas recomeçaram e me senti sobrecarregada. Relembrar que Cristo é o Bom Pastor cada vez trazia um alívio diferente, o alívio da certeza de não ser abandonada por Ele, o alívio da certeza de proteção, o alívio da certeza que Ele sabe o que é melhor pra mim e tantos outros que quero que você experimente na leitura desse pequeno livro de 121 páginas ricas em verdades bíblicas. Não me proponho escrever um grande texto hoje, apenas deixar essa recomendação literária e relembrar mais uma vez à minha própria alma, que sou sim frágil e indefesa como uma ovelha, mas que meu Jesus é o Bom Pastor. Na vida cristã, não existe substituto para a certeza de que o Pastor se acha por perto. Não há nada como a presença de Cristo para dispersas o medo, o pânico e o terror...

O Evangelho: Ainda melhor que última semente de trúfula perdida

Esse fim de semana assisti pela segunda vez o filme O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida ( clique aqui para ver o trailer ) e fiquei encantada mais uma vez pela forma como é feito e as críticas que carrega, mas eu quero propor nesse texto analisar um pouco a música Vai Crescer! . Essa canção é entoada pelos habitantes da cidade empolgados com a semente e tem duas estrofes do "vilão" que torce pela morte da semente e daquela esperança que nasce. Que esperança? A esperança de não pagar mais pelo ar! Os habitantes daquela cidadezinha a muito sofriam com as consequências do desmatamento causado por um homem ganancioso que não enxergava maldade em querer estar acima dos outros, ainda que precisasse destruir os que dependiam da natureza pra isso. Aquele homem deixou um problema e um outro se levantou depois dele com uma falsa promessa de redenção. A partir desse segundo empresário as pessoas passam a viver num mundo de plástico em que precisam pagar pelo ar puro já que as fábricas ...