Pular para o conteúdo principal

Quarentena, ansiedade e micro passos de Jesus

É muito difícil pra mim ter muito tempo "livre", é estranho poder acordar 8h e ter tempo para fazer tudo que preciso no dia, mas toda essa liberdade me faz sentir que tenho que fazer mais do que estou fazendo. Então a realidade voltar a bater a porta, eu não sei descansar. Quando tenho muitas ocupações e mal me sobra tempo pra pensar fico cansada, mas o cansaço emocional se confunde com o físico e é mais fácil entendê-lo. Mas quando o corpo e descansa e a mente não as forças parecem diminuir ainda mais. 
Tento encontrar algum princípio ou história que me guie nessa aventura, mas não consigo me lembrar de um personagem que tenha passado algo assim. Me lembro de Moisés, mas ele estava cansado por fazer de mais, muitos julgamentos e muito tempo cuidando do povo. Me lembro do sofrimento de Paulo, mas ele não parecia se cansar, logo estava pronto para partir para o próximo lugar para pregar, fazer discípulos e sofrer pelo nome de Cristo. Penso em Elias, ai consigo me identificar, e me desculpem os mais espertos e conhecedores e bons entendedores da sua história, mas acho que eu sinto como ele pode ter sentido. Cansaço por não ver os resultados esperados, cansaço por se esquecer a quem estamos servindo, cansaço por carregar mais peso do que devemos. O Senhor não nos manda ir e converter pessoas ou ir e voltarmos santos no próximo domingo Ele nos dá micro passos.
Deixe-me situar você sobre os micro passos ou mini hábitos, são pequenas coisas que pouco a pouco podem vir a ser soluções para um grande problema. Por exemplo, alguém que não consegue se organizar para ler livros pode começar com o mini hábito de ler alguns poucos parágrafos numa certa frequência, se ela for aumentando essa quantidade gradualmente é bem possível que ela consiga chegar a sua meta de leitura de um jeito muito agradável e prazeroso.
Conheci no Instagram uma plataforma com uns psicólogos e esse começo de ano eles estavam falando sobre a ansiedade e sobre os micro passos para a vencer a ansiedade. Uma das coisas que volta e meia eles voltam a falar é que não se vence a ansiedade fugindo de situações que nos levam a ansiedade e graças a essa lembrança e a inspiração que vem do Senhor quero me propor a partir de agora a não escrever esse texto com coisas do tipo "como organizar melhor meu tempo", ou "coisas para fazer no coronaférias", ou qualquer outra coisa que me furte a aprender nessa situação a descansar seguindo os micro passos de Jesus.
Não temais, ó pequenino rebanho; porque o vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Lucas 12:32
Sendo assim, começo uma série e espero continuar com textos esporádicos enquanto a quarentena durar tentando sempre me lembrar de micro passos e encoranjando-nos a por em prática cada um deles.
Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a caminhar em direção a Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os pássaros e uma lição sobre louvor

Me sinto privilegiada por poder ouvir quase todos os dias pássaros cantando. Quando escrevia esse texto pude ouvir os pássaros que cantavam e me lembrar das tantas vezes que incentivei os pássaro daqui de casa a cantarem assobiando pra eles. Os pássaro cumprem muito bem aquilo que muitas vezes nos esquecemos, honrar a Deus com os lábios.  Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! Salmo 150:6 A ordem foi deixada: Louve! Mas nos nossos dias cinzentos parece não fazer tanto sentido. Olhamos para o ônibus cheio que usamos para ir e voltar todos os dias, para a agenda cheia de afazeres e para os culto que frequentamos. Pensamos que o que fazemos já é suficiente e que Deus deve se contentar com tudo aquilo. Embora faça sentido às nossas mentes limitadas, não é isso que a bíblia diz. Por isso te convido a estudar comigo, rapidamente, o porquê de termos que louvar ao Senhor.  Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pel...

O Evangelho: Ainda melhor que última semente de trúfula perdida

Esse fim de semana assisti pela segunda vez o filme O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida ( clique aqui para ver o trailer ) e fiquei encantada mais uma vez pela forma como é feito e as críticas que carrega, mas eu quero propor nesse texto analisar um pouco a música Vai Crescer! . Essa canção é entoada pelos habitantes da cidade empolgados com a semente e tem duas estrofes do "vilão" que torce pela morte da semente e daquela esperança que nasce. Que esperança? A esperança de não pagar mais pelo ar! Os habitantes daquela cidadezinha a muito sofriam com as consequências do desmatamento causado por um homem ganancioso que não enxergava maldade em querer estar acima dos outros, ainda que precisasse destruir os que dependiam da natureza pra isso. Aquele homem deixou um problema e um outro se levantou depois dele com uma falsa promessa de redenção. A partir desse segundo empresário as pessoas passam a viver num mundo de plástico em que precisam pagar pelo ar puro já que as fábricas ...

Em que nos tens amado? - Uma reflexão sobre o amor de Deus

Durante essa semana várias vezes no meu Instagram postagens sobre o amor dos namorados e não imaginava me juntar a esses que postam. Mas hoje continuando a estudar o livro de Malaquias estudei uma das perguntas retóricas de Deus e pensei que, as vezes, nós fazemos como o povo de Israel e questionamos se Ele de fato nos ama. Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Malaquias 1.2 Muitas vezes nós questionamos o amor de Deus, ou achamos que Ele tenha se esquecido de nós ou mesmo não exista por causa das mazelas que nos acometem. Como namorados mimados pedimos provas a Deus de um amor provado na comunhão, livramento, capacitação, esclarecimento, direção, perdão, esperança, louvor e preservação¹."Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores." Romanos 5.8 O Senhor é um pai amoroso, de amor fiel, leal e eterno. Quando seu coração estiver aflito e vacilar se perguntando onde está o amor de Deus p...