Enquanto estava na escola e me preparava para prestar vestibular, não imaginava que a faculdade fosse ser tão difícil. Para uma aluna que chorou no seu primeiro 7,5 é muito estranho precisar de praticamente gabaritar uma prova para passar em uma disciplina e ter certeza da reprovação e outras. Nesses momentos fico ansiosa, ainda que eu entenda que é só refazer e que minha família entende que eu não dê conta. Me convenço e me acalmo. Mas é como se... Bem, eu me convenço, mas não é nesse estado de calma que realmente estou. Hoje eu estava assim, pela prova, vida acadêmica e coisas que nem sei. Então fui tentar dar um jeito nisso lendo um bom texto cristão e pretendo apresentar reflexões que derivavam dele.
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:2-8
Um tipo conselho que odiamos ouvir é "se acalme", "não se preocupe" quando não podemos fazer nada. Quando leio esse trecho eu me sinto injustiçada, "como eu recebo uma ordem que não dou conta de cumprir?". Mas em uma outra leitura, agora de um livro cristão, Vencendo Medos e Ansiedades de Elyse Fitzpatrick, aprendi que Deus me dá as ferramentas necessárias para vencer cada uma das minhas ansiedades, até quando ela é aleatória. Se refletirmos um pouco nos trecho acima vemos ferramentas dadas por ele.
🔧 Podemos começar pela ordem, porque ela também é um meio pelo qual Deus exerce sua bondade, nos dando parâmetros. Não ande ansioso por nada! A ordem mostra o ideal que devemos buscar, não ficar ansioso.
🔧 E dá uma outra ordem, ao contrário da primeira, essa é afirmativa. Alegrem-se! E alegrem-se não em qualquer ciosa, mas no Senhor! Se cultivo uma alegria baseada em Deus, cada vez mais me distancio de andar ansiosa, se me alegro na bondade, soberania, amor e justiça do Todo Poderoso, me inquieto menos por saber em quem confio.
🔧 Mais uma coisa nos é dada como suporte, a proximidade e disposição do Senhor em se relacionar conosco quando ele diz: Perto está o Senhor! Então levem a Ele as vossas petições por meio de orações e súplicas! Posso confiar ainda mais no Senhor se estou alegre nEle e sei que Ele está perto e quer ouvir às minhas orações. Assim me torno menos ansiosa.
🔧 Outra ordem que contribui e flui das outras ferramentas, se estou alegre agradeço e se agradeço me alegro. Orem e supliquem com ações de graças! Se procuro coisa para me alegrar em toda e qualquer situação fico menos ansiosa, porque vejo o controle e o cuidado de Deus.
🔧 E a última ferramenta, que normalmente desassociamos da nossa responsabilidade, mas é fruto de uma relacionamento contínuo com Deus e como vimos, de oração, de gratidão, de alegria e obediência, é o resultado de tudo isso cultivado. A paz de Deus guardará o nosso coração e a nossa mente, não em qualquer lugar, nem de qualquer forma, mas excedendo todo entendimento e guardando-nos em Cristo! Não vem de nós, mas do Seu Espírito e Força e Poder, por isso é confiável e digno de confiança.
Talvez você que está lendo, assim como eu, fique meio confuso de como conseguir fazer isso tudo. O que eu posso dizer é ore e se esforce para depender do Senhor e caminhar em busca dEle. Mas o texto deixa mais uma ferramenta.
🔧 Desprezamos o que pensamos e calculamos de forma a sentir como uma falha menor aquelas cometidas em ambientes "virtuais", mas não é assim que Deus vê. Cuidem dos seus pensamentos, certifiquem-se se são verdadeiros, respeitáveis, justos, puros, amáveis, de boa fama, virtuosos e louváveis. Isso exclui vários dos nossos pensamentos ansiosos, analise o que você pensa e certifique-se sempre se as coisas que rondam a sua mente são adequadas a um cristão considerando também esses princípios.
Espero que essa pequena reflexão te ajude a também refletir sobre as suas próprias ansiedades, sejam elas pelas dívidas, desemprego, saúde, estudos ou só aquela ansiedade gostosinha de quem está prestes a fazer uma viagem, que todos os nosso medos, sejam bobos ou muito sérios sejam acalmados pela paz que vem de Deus.
Comentários
Postar um comentário