Provérbios 1.7-10, 15, 28-33
7 O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.
10 Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;
28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar.
29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;
30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.
32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.
33 Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal.
Muitos são considerados sábios por ter muito conhecimento acadêmico, mas o homem mais sábio da bíblia, Salomão , diz que o temor do Senhor é o principio do saber. No entanto essa verdade pode deixar uma dúvida, como adquirir esse tão valioso temor? O próprio texto responde, ouça a instrução que você recebe dentro de casa, em efésios 6 o apóstolo Paulo relembra o mandamento deixado por Deus em Êxodo, honra o teu pai e tua mãe, para que vivas muito. Nesse capítulo de provérbios há um acréscimo, o ensino dos pai é como uma tiara de graça e como um belo colar.
Outro conselho dado é não ande com os pecadores, ele diz "guarda das suas veredas os pés" assemelhando se ao salmo 1 em que Davi, seu pai diz, "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Esse é um conselho difícil de seguir, mas essencial, se manter longe de estímulos a carne e se manter perto da palavra faz muita diferença em nossas vidas.
Além disso, ele diz que aqueles que recusam o temor do Senhor depois não terão oportunidade e sofrerão com as consequências de sua escolha de se manter longe. Mas nem todos reconhecerão seu estado de ruína, outros se manterão enganados com o bem-estar. Por outro, lado quem se manter temendo ao Senhor estará seguro, tranquilo e sem temer o mal.
A cada dia temos a possibilidade de escolher ouvir os ensinos de nossos pais ou dos pecadores, já sabemos as consequências de cada um dos caminhos e além disso Davi diz que essa pessoa é como uma arvore plantada a beira de um rio e ela dará frutos.
Comentários
Postar um comentário