Pular para o conteúdo principal

Cada junta importa no corpo de Cristo

Quando eu lia Efésios 4:9-16 percebi a importância que o texto dá para cada pessoa no corpo de Cristo. Sempre que penso nesse trecho me lembro somente dos versículos que falam sobre os mestres, apóstolos, evangelistas e pastores, e, não vou mentir, isso sempre me incomodou. Nem todos na igreja terão essas funções, alguns crentes são menos importantes? Adiei o estudo desse trecho por alguns dias, enquanto aproveitava para tirar o atraso na leitura do Velho Testamento, mas quando li pude ver que Deus não vê a igreja cheia de degrauzinhos por posição, dando maior importância a uns do que a outros. Mas todos crentes juntos para edificação do corpo de Cristo, para que cresçam juntos. No versículo seguinte ao que Paulo diz que Deus deu pessoas para exercerem essas funções está escrito o porque disso:
com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Isso me dá um descanso e até significado maior para as coisas que eu faço. Se Deus dá a alguém a capacidade e os dons necessários para ser um evangelista não é para que ele cresça isolado, ou se sinta superior. Mas para que esse crente possa aperfeiçoar os seus irmãos, para que o corpo de Cristo, a igreja, seja edificado. E o texto segue detalhando o objetivo desse aperfeiçoamento, o ponto em que já não precisaremos ser edificados:
  • A unidade da fé entre os cristãos e o conhecimento pleno de Cristo;
  • Maturidade perfeita;
  • A mesma altura da plenitude de Cristo.
Não sei vocês, mas, pra mim, esses objetivos não são objetivos que eu posso dar uma data, como nos calendários de metas para as Nações Unidas. E também não são objetivos que posso alcançar isolada de uma comunidade com a mesma fé que eu tenho. Como posso chegar ao conhecimento pleno de Cristo sem um mestre? Ou a maturidade sem ter a quem pedir conselhos ou ser corrigida quando os conselhos não bastarem? E nos últimos versículos desse trecho a necessidade dos irmãos é ressaltada:
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
O apóstolo Paulo usa duas expressões que me fizeram pensar e perceber que esse texto não exalta algumas vocações, mas que elas tem por objetivo a edificação da igreja como um todo. O corpo é bem ajustado, em harmonia e conformidade, e consolidado, resistente e seguro, por causa da assistência prestada juntamente com cada articulação, cada pequena e esquecida parte. E o crescimento operado por essa cooperação, feita em amor, resulta na edificação do corpo. Resumi esse trecho numa anotação no cabeçalho da minha Bíblia assim:
Deus deu capacidades diferentes a uns e a outros (Ef 5:11) para que servindo uns aos outros (4:2,3; 5:12) cheguemos a edificação de todos (5:13-16). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grande é o Senhor!

Jeremias 9:23-26, 10:1-16 Quão grande é o Senhor, criou a Terra e a governa com o seu muito poder e sabedoria, pelo que diz: "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra,  porque destas coisas me agrado, diz o senhor." (Jr 9:23b, 24). Nos gostamos de nos gloriar em coisas que temos e fazemos, principalmente naquelas que outros almejam, faz sentimo-nos especiais. Mas Deus nos diz que se quisermos nos gloriar em algo que seja em conhecê-lo, pois Ele é "grande, e grande é o poder do teu nome" (Jr 10:6), porque "ninguém há semelhante a ti" (v. 7), porque " o Senhor é verdadeiro Deus: ele é o Deus vivo e Rei eterno" (v. 10). Porquanto "o Senhor fez a terra pelo seu poder: estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus." (v. 1...

O Bom Pastor como um pastor de verdade

 Reli nas últimas semanas um livro que se chama "Nada me faltará - O Salmo 23 à luz das experiências de um pastor de ovelhas" escrito por Phillip Keller e foi um grande amparo para a minha alma nos últimos dias, em que minhas aulas recomeçaram e me senti sobrecarregada. Relembrar que Cristo é o Bom Pastor cada vez trazia um alívio diferente, o alívio da certeza de não ser abandonada por Ele, o alívio da certeza de proteção, o alívio da certeza que Ele sabe o que é melhor pra mim e tantos outros que quero que você experimente na leitura desse pequeno livro de 121 páginas ricas em verdades bíblicas. Não me proponho escrever um grande texto hoje, apenas deixar essa recomendação literária e relembrar mais uma vez à minha própria alma, que sou sim frágil e indefesa como uma ovelha, mas que meu Jesus é o Bom Pastor. Na vida cristã, não existe substituto para a certeza de que o Pastor se acha por perto. Não há nada como a presença de Cristo para dispersas o medo, o pânico e o terror...

O Evangelho: Ainda melhor que última semente de trúfula perdida

Esse fim de semana assisti pela segunda vez o filme O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida ( clique aqui para ver o trailer ) e fiquei encantada mais uma vez pela forma como é feito e as críticas que carrega, mas eu quero propor nesse texto analisar um pouco a música Vai Crescer! . Essa canção é entoada pelos habitantes da cidade empolgados com a semente e tem duas estrofes do "vilão" que torce pela morte da semente e daquela esperança que nasce. Que esperança? A esperança de não pagar mais pelo ar! Os habitantes daquela cidadezinha a muito sofriam com as consequências do desmatamento causado por um homem ganancioso que não enxergava maldade em querer estar acima dos outros, ainda que precisasse destruir os que dependiam da natureza pra isso. Aquele homem deixou um problema e um outro se levantou depois dele com uma falsa promessa de redenção. A partir desse segundo empresário as pessoas passam a viver num mundo de plástico em que precisam pagar pelo ar puro já que as fábricas ...