Quando eu lia Efésios 4:9-16 percebi a importância que o texto dá para cada pessoa no corpo de Cristo. Sempre que penso nesse trecho me lembro somente dos versículos que falam sobre os mestres, apóstolos, evangelistas e pastores, e, não vou mentir, isso sempre me incomodou. Nem todos na igreja terão essas funções, alguns crentes são menos importantes? Adiei o estudo desse trecho por alguns dias, enquanto aproveitava para tirar o atraso na leitura do Velho Testamento, mas quando li pude ver que Deus não vê a igreja cheia de degrauzinhos por posição, dando maior importância a uns do que a outros. Mas todos crentes juntos para edificação do corpo de Cristo, para que cresçam juntos. No versículo seguinte ao que Paulo diz que Deus deu pessoas para exercerem essas funções está escrito o porque disso:
com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,
Isso me dá um descanso e até significado maior para as coisas que eu faço. Se Deus dá a alguém a capacidade e os dons necessários para ser um evangelista não é para que ele cresça isolado, ou se sinta superior. Mas para que esse crente possa aperfeiçoar os seus irmãos, para que o corpo de Cristo, a igreja, seja edificado. E o texto segue detalhando o objetivo desse aperfeiçoamento, o ponto em que já não precisaremos ser edificados:
- A unidade da fé entre os cristãos e o conhecimento pleno de Cristo;
- Maturidade perfeita;
- A mesma altura da plenitude de Cristo.
Não sei vocês, mas, pra mim, esses objetivos não são objetivos que eu posso dar uma data, como nos calendários de metas para as Nações Unidas. E também não são objetivos que posso alcançar isolada de uma comunidade com a mesma fé que eu tenho. Como posso chegar ao conhecimento pleno de Cristo sem um mestre? Ou a maturidade sem ter a quem pedir conselhos ou ser corrigida quando os conselhos não bastarem? E nos últimos versículos desse trecho a necessidade dos irmãos é ressaltada:
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
O apóstolo Paulo usa duas expressões que me fizeram pensar e perceber que esse texto não exalta algumas vocações, mas que elas tem por objetivo a edificação da igreja como um todo. O corpo é bem ajustado, em harmonia e conformidade, e consolidado, resistente e seguro, por causa da assistência prestada juntamente com cada articulação, cada pequena e esquecida parte. E o crescimento operado por essa cooperação, feita em amor, resulta na edificação do corpo. Resumi esse trecho numa anotação no cabeçalho da minha Bíblia assim:
Deus deu capacidades diferentes a uns e a outros (Ef 5:11) para que servindo uns aos outros (4:2,3; 5:12) cheguemos a edificação de todos (5:13-16).
Comentários
Postar um comentário